Follow Me

Last Video

02/09/2015

Depressão existe sim!

Querido diário,

Toda vez em que estamos em uma roda de amigos, e alguém menciona a palavra depressão, todos se calam, mudam de assunto, ou fingem não ouvir, sim, simplesmente ignoram. Como se nada tivesse sido mencionado. Mas, por que esse é um assunto tão tabu? Bom, na verdade, eu não sei, só imagino. Seria porque as pessoas temem o desconhecido? Acham frescura? Não acreditam? Se tornou algo banal?
Pois bem! Sim, o preconceito acerca dessa doença mental, é muito maior do que se imagina. Pessoas passam por isso diariamente, e se sentem desoladas, tamanha a falta de apoio... Seja do marido, dos pais, familiares, amigos, namorado... Todos escutam: "isso é frescura", "dorme que passa", "você não tem motivo pra isso", "tem gente pior que está bem"... entre muitas outras frases, que não parecem, mas são cruéis, palavras machucam mais do que parece. Sim, palavras machucam muito! Demonstram total falta de interesse, de empatia, de respeito, e desolam... Se alguém que diz algo assim, soubesse como é, realmente ter depressão, não diriam nada. Simplesmente porque, muitas vezes, não há consolo. Claro que uma palavra amiga, um incentivo, apoio e demonstrações de afetos, ajudam e muito nesse tipo de situação. Mas, às vezes o melhor, é se calar e ajudar com atitudes.


Ter depressão não é ficar alguns dias tristes por coisinhas simples, como alguns alegam, às vezes, as pessoas banalizam a doença. Fazem com que, qualquer desilusão seja considerada depressão, afirmam estar tristes, mas não tem ideia da dimensão de ser depressivo. Ter depressão é algo muito mais profundo. É se ver em um buraco negro, e não ter saída. É querer reconhecer em si mesmo, o motivo de tudo aquilo, e se culpar por não saber. É se perder dentro de si mesmo, e não conseguir se encontrar. É uma escuridão imensa na alma.




Pessoas passam por vários traumas para chegarem em um estágio depressivo, e não ter um apoio, um consolo, só as afundam ainda mais. Companheiros(as), amigos e familiares, precisam estar dispostos a ouvir, e se calar. Muitas vezes, só o que alguém precisa é de um abraço, ou até mesmo ficarem sozinhas consigo mesmas.
Você pode olhar para a pessoa do seu lado, a ver sorrir e rir de várias bobagens, fazendo piadas e brincando, e ainda assim, não ter ideia do sofrimento que ela esconde. Ver alguém feliz, não significa que ela, realmente, esteja feliz. Um sorriso é capaz de esconder milhões de lágrimas, milhões de frustrações, tristezas, perdas... Um sorriso esconde a alma triste. Por isso não se julga uma pessoa depressiva. Não é fácil compreender essa mistura de sentimentos do lado de fora, quando nem mesmo quem sente, sabe explicar.
Essa falta de apoio resulta em auto mutilações, suicídios, e várias outras alternativas de escape dessa realidade cruel em que milhares vivem. As estatísticas, não me deixam mentir!
Ao ver um sorriso, não confie nele. Pois ele pode esconder muita coisa, muitas verdades. Olhe nos olhos!


É difícil quando alguém pede socorro, então, por favor, quando alguém te desabafar e lhe contar sobre essa doença, não zombe, apoie e de todo o amor possível. Pois é esse o remédio.
Não deixe de falar sobre o assunto com os outros, às vezes, quem sofre disso, é o seu melhor amigo, e você não sabe porque ele tem medo, tem medo de contar e perder amigos, medo de ser zombado, medo de ter seus sentimentos menosprezados. Ninguém merece ter sua dor diminuída!
Uma vez li que, não é porque existem pessoas em situações piores, que não temos o direito de ser tristes. Seria o mesmo que dizer que alguém não pode ser feliz, já que outros tem motivos melhores. Foi algo semelhante, me perdoem não poder reproduzir com afinco.
Então, NÃO julgue. Apoie.


A sua falta de apoio e atenção não podem demorar. Ou será tarde.
Depressão não tem cura. É como viver em uma eterna montanha russa, com seus altos e baixos. E, só há uma "luz no fim do túnel", quando há apoio. Não julgue o desconhecido.
Ao mesmo tempo que alguém te responde "estou bem", ela pode estar pedido socorro!
Essa tristeza é capaz de roubar toda a força, energia, dá sono e tira toda vontade de viver... Não deixe quem você ama se perder...
Depressão não pode ser tabu. Pesquise sobre a doença, converse com as pessoas, procure conversar com pessoas diagnosticadas, e não tenha medo!
Uma pessoa com depressão não vai te machucar, pois ao ter a alma machucada, ela sabe o quanto isso é triste. Pessoas com essa doença costumam ser carinhosas, amorosas, e tendem a apoiar um ao outro quando estão bem.

Depressão não é frescura, é real. Existe e está mais perto do que você imagina!!!
Procure psiquiatras e psicólogos para acompanhamento médico, falar ajuda sim!
Lembre-se: Não tenha medo!!!

Há alguns dias, foi divulgado um relato de uma jovem de 21 anos, no site do Catraca Livre, que fez uma tatuagem auto explicativa sobre o assunto, eu separei algumas partes que expressam bem:

I'm Fine (estou bem), Save me (me salve).

"Para mim, [a tatuagem] significa que outros veem essa pessoa que parece bem, mas, na realidade, ela não está. Isso me lembra de que pessoas podem parecer felizes, e podem estar em uma batalha consigo mesmas." (...)

"Depressão são as lágrimas que eu tenho por não saber o motivo de me sentir tão sem valor, quando eu sei que eu deveria ser feliz." (...)

"Você ficaria surpreso em saber quantas pessoas você conhece que lutam contra a depressão, a ansiedade e outras doenças mentais. Eu posso ser apenas uma pessoa, mas uma pode salvar a outra..."

E, é por ser algo tão difícil de se descobrir, que deve ser divulgado e falado, as pessoas precisam parar de tratar as doenças mentais como uma vergonha! Afinal, ninguém está livre disso na atualidade.
Só no Brasil, a depressão mata 23 pessoas por dia, segundo o site Info da Abril. E, uma das grandes causas, é o estresse diário, sofrido por milhões, senão toda a população.


"Um estilo de vida estressante, o uso de drogas e álcool e insatisfação em diversas áreas são fatores de risco para a doença. Fazer escolhas pessoais e profissionais que ajudem a controlar esses fatores é uma forma de prevenir a depressão."

Saiu no Jornal do Brasil em 2011, que o Brasil é o País com o maior número de pessoas em depressão. De acordo com o relatório levantado pelo Jornal, nos dez países de alta renda inclusos na pesquisa, 14,6% das pessoas, em média, já tiveram depressão. Nos 12 meses anteriores, a prevalência foi de 5,5%. Já nos oito países de baixa ou média renda, 11,1% da população teve algum episódio alguma vez na vida, em comparação a 5,9% nos 12 meses anteriores. A maior prevalência nos últimos 12 meses foi registrada no Brasil, com 10,4%. A menor foi no Japão, com 2,2%.
Desses números, é percebido que a prevalência no diagnóstico, se da em mulheres das mais diversas idades.


"As mulheres são mais propensas a sofrer com a depressão do que os homens" explicou Shekar Saxena, diretor do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias Psicoativas da OMS (Organização Mundial de Saúde), no programa Bem Estar.
Assim, o número de mulheres afetadas pela depressão é de 50% maior que o de homens, explicou ainda. a prevalência se da, principalmente, à depressão pós-parto, que afeta uma em cada cinco mulheres.

"A depressão atinge hoje quase 7% da população mundial - cerca de 400 milhões de pessoas. A doença incapacita os atingidos, coloca enorme peso em suas famílias e rouba da economia a energia e o talento das pessoas" afirma a OMS para a Folha.


De acordo com a OMS, estima-se que 350 milhões de pessoas, cerca de 5% da população mundial, sofra de depressão a cada ano. [fonte: OMS, dados de 2012].
No Brasil, cerca de 10% da população sofre de depressão. E, a maioria dessas pessoas sequer sabe que está sofrendo deste male. Consequentemente, não veem a se tratar, tampouco fazem terapia.

Também existe um projeto chamado Semicolon [Um ponto e uma vírgula ( ; )], que teve início em 2013; em homenagem ao pai que se suicidou, devido a depressão, Amy Bleuel tatuou o símbolo e foi de onde tudo começou. Voltado para pessoas que poderiam ter dado um ponto final em suas vidas, mas decidiram continuar, ainda com todas as dificuldades, causadas por todos os transtornos mentais.
A matéria saiu em vários sites como a Veja SP e o Catraca Livre. E, vale ser ressaltado que, apesar de não ter cura, devemos continuar sempre. Firmes e fortes!


Devido a esses fatos apresentados, vemos a NECESSIDADE da divulgação da doença. Até pelo fato, da própria pessoa desconhecer, e assim, não ter o acompanhamento necessário.
Vamos derrubar esses paradigmas. Precisamos perder nossos preconceitos, nos aceitar e amar ao próximo.

Vamos dar a oportunidade da pessoa se conhecer, falar, e se tratar.
Lembrando que, a última coisa a se fazer nesse caso, é julgar!
Respeite, ampare, cuide, e ame. Pois, o próximo, pode ser você!!!

Por isso,


Se ame, e ame ao próximo... ame a todos, ame tudo!!!

Espero ter ajudado, de alguma forma, alguém que sofra desse male, assim como eu.
Espero que você, que tenha alguém da família, um amigo, passando por essa situação... ajude!
Não ignore, não deixe de lado. Todo apoio é bem vindo!

(Imagens e fontes tiradas do Google)

3 comentários:

  1. Bom dia, obrigado, minha esposa está lutando com este mal, e a família está tentando ajudar, mas as vezes é complicado, pois, as atenções sobre ela acaba pesando. Como ela sempre foi expansiva, trabalhadeira, dinâmica, ajudante a qaulquer que a procure. Que Deus a abençõe a a todos que tiverem oportunidade de ler esta matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Braz! Me desculpe por não ter respondido seu comentário antes, achei que já havia respondido! Desculpe!
      Quando vi seu comentário, de certa forma fiquei feliz em ajudar, espero que ela esteja melhor, porque esse mal é uma grande roleta russa.
      Desejo a vocês dois e a família toda tudo de bom e muito apoio! Agradeço a todos por estarem ao lado dela, apoiando e desejando seu bem pois é o que ela mais precisa.
      Obrigada por ler e peço desculpas pela minha ausência.
      Que vcs sejam muito felizes! <3
      Todo meu carinho à vocês!!

      Excluir
  2. MUITO OBRIGADO POR FALAR , ESCLARESCER !!!!

    ResponderExcluir